Entrevista

.
ENTREVISTAMOS UM DOS MAIORES HAIR STYLISTS DO MUNDO: CESAR AUGUSTO 

Coiffeur Star L’oréal – Diretor técnico da Intercoiffure Brasil – Membro do Artistic Pool Mundial da Intercoiffure – Delegado do Projeto Education for Life no Brasil – Diretor técnico da rede Mirage Intercoiffure, visagista Philip Hallawell

Cesar Augusto

Cesar Augusto

1) Primeiramente, agradecemos a oportunidade pela entrevista cedida! Gostaríamos que resumisse como começou sua vida profissional e a sua formação como hair stylist.
RESPOSTA: Meu bisavô, avô e minha mãe foram cabeleireiros. Sou a 4° geração, comecei aos 13 anos  e aos 18 anos já estava em Porto Alegre, em 1994 fiz minha primeira formação fora do Brasil, no instituto “llongueras” em Barcelona, logo após outra formação em Londres no Instituto “Toni & Guy”.

2)Como você vê o cenário do mercado de trabalho para o hair stylist no Brasil? Ainda estamos engatinhando ou o momento já é promissor?
RESPOSTA: Um cenário ótimo, demos um grande salto na educação com aberturas de várias academias em conjunto com grandes marcas como  L’oreal, com esta estrutura de educação, trará muitas oportunidades de grandes empreendimentos no setor.

3) Qual a importância do biótipo da pessoa na composição do penteado e do corte?
 RESPOSTA: Toda, a forma e movimento do cabelo e a expressão juntamente com o rosto formam uma imagem que, inerente, expressa algo. É importante sabermos que esta forma de cabelo, na qual daremos através do penteado e do corte, deve expressar aquilo que a cliente deseja e não aquilo que é belo em nosso conceito.

4)A tecnologia avança rapidamente em todos os setores. Qual o grau desse avanço no desenvolvimento de produtos para o cabelo?
RESPOSTA: Absurdo, o mercado de mulheres é um dos mais rentáveis do mundo, então não falta dinheiro para investir nos desenvolvimentos de novas tecnologias. Grandes empresas gastam milhões em projetos de desenvolvimento e há quem acredite que esse investimento é igual ou maior que no setor de remédios.

5) A necessidade de conservar a impressão de juventude ainda é um dos grandes objetivos da mulher. Corte de cabelo curto, realmente, rejuvenesce? Existe uma regra universal para estar sempre jovem?
RESPOSTA: “Jovem”, o que você expressava quando era jovem: Ingenuidade, dependência, rebeldia? Será que é isso que você quer expressar, a sua falta de experiência, ou quanto você amadureceu, aprendeu, evoluiu, e soube se cuidar, a imagem não deve ser jovem ou envelhecida, deve ser segura em si só.

6)A influência do estilo de vida é fator predominante para a escolha do corte e/ou do penteado?
RESPOSTA: Sim, é preciso enviar mensagens, que combinem com o look total, ou pelo menos não destoem exageradamente.

7) Há alguma celebridade que você possa sempre dizer: “Essa sempre acerta no look!”?
RESPOSTA: Não, no máximo sempre acertam o “personagem”.

8 ) Falando sobre sua área de atuação, como você define a palavra “Ousadia”?
RESPOSTA: OUSADIA = Estilo.

9)Qual a sua dica para o Outono/Inverno de 2012?
RESPOSTA: Busque a origem da sua beleza, se você é castanho brinque com o castanho, se é loiro brinque com loiro, se ruivo brinque com ruivo, etc…Seja ousada dentro do seu próprio estilo, construa uma imagem que agrade você mesmo, assim você se torna mais segura, portanto você está na moda neste Outono/Inverno 2012.

10 )Você é um dos mais renomados hair stylists do Brasil. Tem projetos para o futuro?
RESPOSTA: O futuro já começou! Veja nossa profissão caminhando em uma direção de muito mais responsabilidade, apostando na educação, o Brasil sendo reconhecido no exterior como um país que transforma sua cultura em tendência, sendo um momento econômico favorável, fazendo com que as empresas invistam em nossos profissionais.

Tudo isso me parecia um utopia alguns anos atrás, agora acredito que minha obrigação é manter este cenário, acrescentando a arte e a integração consolidada para os que virão.
Acredito ser um grande desafio pois só fazemos história se soubermos contar a que passou e preservar a que temos.

11)E para finalizar, qual a sua dica para as pessoas que sonham em ser um grande hair stylist como você?
RESPOSTA: Primeiramente: ética, comprometimento, amor, paciência. Não há como chegarmos a um objetivo seja ele qual for: uma profissão, um amor, família, se não vivermos 24 horas por dia.

Conheça mais o trabalho de Cesar Augusto no site: http://www.cesaraugustohairstylist.com/

*** A EQUIPE DO PORTAL CORTES DE CABELO FEMININO.COM.BR AGRADECE IMENSAMENTE A CESAR AUGUSTO E TODA  SUA EQUIPE DE ASSESSORIA PELA OPORTUNIDADE DA ENTREVISTA!